Embajada de Portugal en Argentina

Ministerio de Relaciones Exteriores

Condolencias enviadas desde el Secretario de Estado de las Comunidades Portuguesas por el fallecimiento del Señor Joaquim Coelho Campina 

Comnunidades

Lisboa, 11 de agosto de 2018

Foi com grande pesar que tomei conhecimento da notícia do falecimento do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina, nascido em Tavira em 1933, um dos emigrantes portugueses mais conhecidos na Argentina, para onde emigrou aos 13 anos de idade, nomeadamente pelo seu longo percurso dedicado ao associativismo e aos seus compatriotas.

O senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina tinha sido eleito para os cargos de Presidente do Clube Português de Buenos Aires (entidade que celebra em outubro o seu centenário e a cujas comemorações nos associamos) e de Presidente da associação “Conselho das Comunidades Portuguesas da República Argentina”, cargos que desempenhou com uma dedicação e empenho ímpares. Além destas distintas funções, foi também eleito Conselheiro das Comunidades Portuguesas, em 1997, e foi membro da direção do Hospital Português em Buenos Aires, de 1995 a 1998.

Por outro lado, foi também pela mão do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina que foi fundado o Jornal Português, na Argentina, em 1992, entre outros órgãos de comunicação social junto dos quais desenvolveu uma intensa atividade de dinamização.

Gostaria igualmente de recordar os valiosos contributos do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina junto da comunidade portuguesa na Argentina, tanto nas áreas associativa, social e cultural, como também no desenvolvimento de atividades destinadas a captar os jovens.

Os seus mandatos caracterizaram-se sempre pela inovação e pelas ideias que procurou pôr em prática com um entusiasmo inigualável, tendo implementado, com grande sucesso, novos eventos congregadores da comunidade portuguesa na Argentina, como a Festa Anual do “Conselho das Comunidades Portuguesas”, Torneios Desportivos Intercomunitários e o Encontro Nacional das Comunidades Portuguesas da Argentina.

Na qualidade de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, quero prestar o meu sincero tributo ao empenho, determinação, altruísmo e à dedicação do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina na promoção destes importantes valores, que tanto contribuíram para a aproximação dos seus concidadãos na Argentina, como para o enaltecimento de Portugal no estrangeiro.

Considero que o seu falecimento se traduz numa perda irreparável para a comunidade portuguesa na Argentina.

À família, amigos e aos responsáveis de todas as entidades a que o senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina esteve ligado apresento as minhas sinceras condolências.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

José Luís Carneiro

Compartir:
FacebookTwitterGoogle +E-mail