Embaixada de Portugal na Argentina

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Buenos Aires

passaporte

Aviso Importante

Dada a grande afluência de utentes à Secção Consular, e no sentido de agilizar o atendimento, a partir de Janeiro/2016, a realização de Passaporte ou Cartão de Cidadão (equivalente ao DNI argentino) é feita unicamente mediante a marcação de um agendamento on-line. 

O agendamento serve APENAS para obter/renovar esses DOIS documentos específicos - Cartão de Cidadão e/ou Passaporte. Para outros assuntos/atos consulares (transcrição de casamentos, nacionalidades, procurações, etc.), deverão dirigir-se à Secção Consular, sem marcação prévia e aguardar ser atendido no próprio dia. O atendimento ao público realiza-se todos os dias úteis, das 9 às 13h, excepto às quartas-feiras.

banner turnos on line

Feriados 2018 - ver aqui     

Encontro de Empresários do Cone Sul - Portugal

Cone sul

No próximo dia 29 de Novembro realizar-se-á um encontro de empresários portugueses e luso-descendentes do Cone Sul . O encontro será sediado em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre as 13:30 e as 19:30, hora local.

Organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal conjutamente com o Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, contará com a presença do  Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, José Luis Carneiro; do representante do Governo do Estado do RS e do Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Jorge Cabral. As apresentações técnicas estarão a cargo da AICEP, Sala do Investidor RS/Brasil e representantes das agências para o investimento da Argentina e Uruguay. Também estarão presentes René Wisch, Diretor Comercial da TECON RS (administraçao do Porto Naval de Rio Grande) e César Couto Ferreira, C.E.O da Fábrica do Futuro.

O encontro destina-se, particularmente, a empresários dos setores alimentar, infraestruturas, turismo, energias renováveis, sistemas audiovisuais, TI e gamming. o evento será orientado para os negócios, com uma componente institucional de enquadramento e referência. O principal objetivo é intensificar a cooperação económica e comercial entre empresários portugueses e luso-descendentes a atuar em Portugal, Brasil, Argentina e Uruguai, focando a cooperação na indústria e comércio, o investimento e as oportunidades que o Acordo Mercosul-EU poderá gerar no Cone Sul (Brasil, Argentina, Uruguay, Paraguai e Chile) e em Portugal e os apoios à captação de investimento estrangeiro disponibilizados por estes países.

A decorrer na Faculdade Senac Porto Alegre (Campus I)  -  R. Cel. Genuíno, 130 Porto Alegre, Rio Grande do Sul 90010350, Brasil, está prevista para o final da sessão uma ronda de reuniões B2B entre as empresas interessadas.

Links:

- https://www.rccp.pt/camaras-do-comercio-do-brasil/

- https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-encontro-de-negocios-cone-sul-portugal-2018-51274856476

- https://www.consuladoportugalportoalegre.com/

Candidaturas ao Programa Erasmus + para o ano 2019

Erasmus

No passado dia 24 de Outubro foi apresentado o Guia das Propostas para o Programa Erasmus+ para o ano civil de 2019, estando disponível em todas as línguas da União Europeia.  O Programa Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia no âmbito do intercâmbio de pessoas  na área  do ensino, da formação, da juventude e do desporto, criando oportunidades nestas áreas como a aquisição de experiência e voluntariado no estrangeiro.

Ao longo de quase 30 anos, a UE financiou o programa Erasmus, graças ao qual mais de três milhões de estudantes europeus fizeram parte dos seus estudos noutra instituição de ensino superior ou noutra organização na Europa. O Erasmus+ abre estas oportunidades a todos, nomeadamente, a estudantes, pessoal não-docente, estagiários, professores e voluntários. E não se trata só da Europa e dos europeus. O Erasmus+ alarga estas oportunidades a pessoas de todo o mundo.

O Programa Erasmus+ é composto pelas seguintes acções:

  • Ação-Chave 1 (KA1) — Mobilidade individual para fins de aprendizagem — Mobilidade individual nos domínios da educação, formação e juventude — Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus
  • Ação-Chave 2 (KA2) — Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas — Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude — Universidades europeias — Alianças do Conhecimento — Alianças de competências setoriais — Reforço de capacidades no domínio do ensino superior — Reforço de capacidades no domínio da juventude
  • Ação-Chave 3 (KA3) — Apoio à reforma de políticas — Projetos Diálogo com a Juventude
  • Atividades Jean Monnet — Cátedras Jean Monnet — Módulos Jean Monnet — Centros de Excelência Jean Monnet — Apoio Jean Monnet a associações — Redes Jean Monnet — Projetos Jean Monnet
  • Desporto — Parcerias de colaboração — Pequenas parcerias de colaboração — Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura, de acordo com os requisitos exigidos, à agência nacional do respetivo país, no sítio Erasmus+ forms, ou à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

As pessoas que pretendam candidatar-se devem contactar a respetiva organização, instituição ou estabelecimento de ensino.

Quanto aos prazos de candidatura deve-se consultar o Jornal Oficial da União Europeia  (OJ C 384, 24.10.2018).

Links úteis:

- https://erasmusmais.pt/

- https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:C2018/384/04&from=EN

- http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/opportunities/overview_pt

- https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/resources/programme-guide_pt

- http://europa.eu/rapid/press-release_IP-18-6170_en.htm

http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/opportunities/organisations_pt

Ligações e informações úteis

Nos termos do artigo 7º do Memorando de Entendimento entre a República Argentina e a República Portuguesa sobre um Programa de Férias e Trabalho, informa-se que foi atingido o número máximo de 100 vistos por ano ao abrigo deste programa. Não serão, assim, recebidas mais candidaturas até novo aviso.

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

 

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático