voting EU PT

A cada cinco anos, as eleições europeias representam um momento-chave na vida de toda a União Europeia e são o ponto culminante da democracia direta europeia. 2019 será, portanto, um ano importante para a UE, visto que as eleições europeias se realizarão de 23 a 26 de maio.

O Parlamento Europeu, em estreita colaboração com outras instituições da UE, está a levar a cabo uma campanha de comunicação eleitoral europeia dirigida a todos os cidadãos da UE. Tendo em conta a extraordinária importância deste evento, estão a intensificar-se esforços no sentido de mobilizar o maior número de votantes possível.

A maioria dos Estados-Membros da União permitem aos cidadãos que vivem fora da UE emitir o seu voto a partir do seu país de residência. No entanto, embora estes cidadãos e as suas famílias se encontrem diretamente visados pela legislação do Parlamento Europeu e da UE, e o seu direito de voto esteja legalmente protegido, até ao momento, nunca tinha havido qualquer campanha específica destinada a sensibilizá-los para a participação neste processo democrático.

Desta forma, o Parlamento Europeu criou uma plataforma (https://www.destavezeuvoto.eu/) para apoiar os milhares de voluntários em todos os Estados-Membros que se comprometeram a convencer os eleitores a participarem nas eleições de 23-26 de maio.

Esta página, em particular, explica os grandes sucessos legislativos do Parlamento Europeu durante a atual legislatura.

Informação detalhada para cidadãos portugueses sobre como votar a partir do estrangeiro AQUI.

  • Partilhe